Engenharia e Tecnologia – Túnel do Canal da Mancha

Um túnel que permite o acesso da Inglaterra para a França e vice versa, é o exemplo de uma grande obra de engenharia. A primeira vez que foi feita a tentativa de execução do túnel foi em 1880, mas pela falta de tecnologia suficiente, o projeto foi abandonado logo depois e esquecido por muito tempo.

Em 1988 retomou-se as obras no local, fazendo-se novas escavações que passavam 40m abaixo do leito do mar do canal inglês. O túnel do Canal da Mancha é o maior metrô marítimo do mundo,sendo considerado o projeto mais ambicioso e caro da época, que custou 9 bilhões de libras.

A firma de engenharia responsável pelo projeto estudou a área para construir longe de terra frágil.

Há três passagens individuais: 2 túneis de 7.6m de diâmetro onde passam os trens, e um túnel central de 5m de diâmetro para serviços e acesso de emergência.

Durante os seus primeiros seis anos de operação, 112 milhões passageiros utilizaram o serviço.

Curiosidades:

Data da construção: 1994
Altura: 7,6 metros
Comprimento: 50,45 quilómetros
Profundidade: entre 40 a 75 metros abaixo do solo do mar.
Número de trabalhadores: 13.000
Tempo de construção: 6 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de janelas: nenhuma
Volume de terras removidas: 4 milhões de metros cúbicos, só no lado inglês

Fonte: Discovery Channel

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