Hoje é a última matéria sobre cores.
E a selecionada de hoje, para fechar com chave de ouro é a azul.
Os azuis são inspiradores. Quem é que já não olhou para o céu, ficou fitando aquela imensidão azul e não deixou os pensamentos tomarem conta por um memento? Ou a imensidão do azul do mar, que se perde no horizonte. São cores que nos convidam a meditar.
Os azuis podem produzir e reproduzir vários efeitos, eles são muitos e são versáteis.
Vamos às combinações…
Harmônicas
O azul se dá bem praticamente com todas as cores, mas tem sempre as cores mais chegadas, nesse caso, para o azul são os verdes e os violetas.
Usando essas cores, juntas, obtém-se uma composição interessante e harmoniosa, traz um ambiente leve e sofisticado.
Contrastantes
O que poderia contrastar com a tranquilidade da água? A vitalidade da terra que produz os laranjas. As cores contrastantes destacam-se num ambiente, são fortes, marcantes.
Tom sobre tom
Com certeza você já deve ter visto fotos aéreas de praias ( se não viu, eu recomendo que veja, são lindas) onde se percebe diferentes tons do mar, cujo resultado é de uma beleza incrível. Vários tons de azul conferem ao ambiente um resultado clássico e elegante.
Vibrantes
Não sei se poderia dizer que um azul forte seria vibrante. O azul transmite paz e calma, não tem como ser totalmente vibrante, mas, sabendo usar azuis mais escuros junto com azuis mais claros, nos passa a impressão de que o mais escuro seria um vibrante. Então se sua vontade for de transformar o azul, faça isso, um mix de claros com escuros(realmente escuros e vistosos) e você conseguirá um resultado muito interessante.