A importância das linhas nos projetos.

Fazer ligações entre sons, movimentos, cores tamanhos e formas foi o que provavelmente levou no homem a simbolizar o seu mundo. A traçar os primeiros planos.

Precisamos entender que o ambiente natural do planeta é que cria e mantém certos físicos e psicológicos, e é assim que desenvolvemos o psicológico e a percepção.

Se entendermos, mesmo que superficialmente esse fato, logo perceberemos porque as formas, cores, sabores, sons, texturas, e movimentos que nos rodeiam acabam por nos afetar como um todo. Psicobiofisicamente .

As linhas curvas demonstram também que existe uma grande quantidade de beleza naquilo que não é tão lógico, tão racional e intelectual. A natureza é pródiga em linhas curvas, e os ângulos retos são quase inexistentes na natureza em comparação com os desenhos periféricos das formas que denominamos ‘orgânicas’. As linhas curvas provocam a nossa atenção porque os caminhos do olhar divagam na paisagem linear tentando entende-la, acompanha-la, apreciá-la. Esse divagar, esse passeio dos olhos nos provoca certa curiosidade e ao mesmo tempo prazer nesse apreciar.

Ao observarmos um conjunto de LINHAS RETAS, isso nos provoca a sensação de equilíbrio, clareza espacial, não existe movimento, o conjunto é estático, fixo, pode-se sentir também alguma pressão.

Se as linhas forem DIAGONAIS , ainda existem alguma espécie de equilíbrio no conjunto, mas agora existe movimento,  como numa dança. Temos a tendência de sentir que algo está para se deslocar , ou até mesmo cair.

Se essas linhas forem espalhadas livremente o que se vê é desorganização , algo distante da ordem mas mais próxima ao estado da vida.

As linhas contém elementos fantásticos de expressão e linguagem, mas grande parte dos designers ainda não se deram conta disso.

NÃO PODEMOS PERMITIR QUE A MESMICE SEJA A NOSSA META DE REALIZAÇÃO.

Fonte: Lume-revista por Valmir Perez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: