Luz, sono, saúde!

Muitos acham que o Design, seja ele de iluminação, interior ou exterior só serve para ‘enfeitar’ os ambientes, os lugares, as cidades, mas não é isso.

O design vem para solucionar problemas e resolver questões técnicas, funcionais e ergonômicas.

Vamos então falar sobre iluminação, quais os prós e os contras.

A iluminação (luz artificial) trouxe avanços tecnológicos ao ser-humano nesses últimos cem anos e com isso foi-nos proporcionado um conforto que antes era inimaginável.

Mas, como nem tudo nesse mundo é perfeito, essa mesma iluminação carrega consigo alguns fatores nocivos à natureza humana, assim, faz-se necessário que você saiba utilizar a iluminação adequadamente para que não haja interferência na sua saúde.

Dê o devido valor a luz solar, pois ela produz no ser humano a vitamina D, que, por sua vez, é pouco encontrada em alimentos e é uma vitamina vital para saúde física e mental, é a vitamina encarregada de absorver o cálcio da alimentação.

Por mais que o ser humano tenha avançado em suas tecnologias, ele ainda depende dos fatores naturais para sua sobrevivência e o sol é um deles. Ao invés de usar iluminação artificial durante o dia, utilize a luz solar, só há vantagens : menos gasto, mais saúde, menos alergias…

A iluminação artificial é boa sim, traz elegância ao ambiente, traz os mais diversos efeitos desejados. A luz artificial pode transformar um simples ambiente velho numa incrível obra de arte, basta um click no interruptor e pronto, a obra está feita, com os leds que vem sendo explorados ultimamente pelos lightening designers, o resultado da iluminação é ‘simplesmente’ Fantástico. Mas é bom ser comedido no uso do que temos em mãos para que o que é bom não se torne ruim pelo seu mau uso.

Dica de design : Quando for dormir, não deixe luzes artificiais acesas, pois atrapalha o sono, envelhece mais rápido, traz irritabilidade, stress, e cansaço. Se a questão é mais complicada, como luzes que vem de fora do ambiente (como pela janela) recomenda-se o uso de persianas Black-out para que essa luz não venha a interferir no ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: