Idéias para uma vida sustentável / parte 3

21. Não precisa morar em casa para cultivar plantas. Em apartamentos dá para ter espécies em um painel na parede. Estudos mostram que áreas de 12m² com plantas já influenciam no microclima: atraem pássaros, diminuem o calor em até 4ºC, melhoram a oxigenação do ar e reduzem a poluição sonora.

22. Há diversas tecnologias modernas de adubação e de aplicação de defensivos orgânicos para proteger as plantas.Na irrigação os equipamentos garantem a utilização racional da água, em benefício da preservação dos recursos naturais do planeta.

23. As calçadas devem ser drenantes para que a água da chuva retorne aos mananciais. Para isso deve-se evitar a aplicação de massa de cimento e de cerâmica entre os canteiros do jardim. O melhor caminho é espalhar pedriscos ou pôr pedras sobre uma base de areia diretamente no solo. Outra opção é colocar dormentes, descartados por estradas de ferro, ou cruzetas de postes antigos de eletrecidade.

24. Escolha os vasos de materiais naturais, como barro, cerâmica e madeira. São mais duráveis e menos ofensivos ao meio ambiente do que os feitos de compostos plásticos.

25. Prefira espécies nacionais. As plantas nativas já são adaptadas às condições climáticas do país. Além de exigir menos cuidados, cultivá-las contribui para a preservação da flora brasileira. Algumas sugestões de árvores: jatobá, pitangueira, jabuticabeira, ipê, uvaia e cupuaçu.

26. Não tem coisa melhor do que comer hortaliças e legumes da própria horta. A principal vantagem é que os alimentos ficam livres de agrotóxicos. Para ter uma em casa, siga as instruções: as plantas de raízes são cultivadas em vasos ou canteiros de 20 cm de profundidade. Já as folhas, as abobrinhas e os tomates precisam apenas de 15 cm.

27. Assim como o lixo reciclável, os resíduos orgânicos podem ser aproveitados. Com a técnica de compostagem, dá para produzir adubo orgânico em casa para o canteiro de ervas. Separe cascas de frutas e legumes em um recipiente com tampa. Por cima, coloque uma camada fina de serragem. Depois de cheio, deixe apurar por quatro meses, longe de lugares úmidos.

28. Evite combater as pragas do jardim com fumo, pois não é ecológico. Uma receita sustentável é a seguinte: bata no liquidificador 100g de alho e a mesma quantidade de pimenta do reino. Ponha a mistura em garrafa escura com 1 litro de álcool e deixe curtir por 7 dias. Dilua 100 ml a cada 10 litros de água com uma colher de chá de detergente neutro. Pulverize na planta.

29. Mesmo nas metrópoles, é possível receber a visita de pássaros. Para atrí-los basta colocar um comedouro com frutas frescas, alpiste e água.

30. Já existem vários materiais de construção fabricados com lixo reciclado. O mais conhecido é a telha ondulada da Ecotop. A peça é produzida a partir da moagem e prensagem de tubos de creme dental, que são compostos de alumínio e plástico. São mais duráveis e resistentes do que a de outros materiais, além de reduzirem o volume de detritos lançados em aterros sanitários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: