Chocolover – Museu do Chocolate

A Nestlé reabriu ao público as portas de sua fábrica em Caçapava, no interior de São Paulo, às margens da Rodovia Presidente Dutra. O antigo tour foi reformulado para se tornar o Tour Nestlé Chocolover, circuito de visitação interativo de 1200 metros que apresenta de forma dinâmica e educativa o ciclo de produção do chocolate. O recurso dura cerca  de uma hora e meia e apresenta onze etapas ao todo.

O projeto arquitetônico e a museografia do Tour de 1200 metros quadrados ficaram a cargo do Metro Arquitetos Associados, de São Paulo. A premissa do projeto era criar um tour com conteúdo, que não fosse simplesmente um tour da marca. Então houve um estudo sobre o processo de fabricação do chocolate para poder mostrar isso ao público e transformar o local em um Museu do Chocolate. Foram contratados antropólogos e historiadores e obteve-se informações técnicas e históricas de todo o processo.

A iluminação foi baseada na questão lúdica e voltada para o público infantil. A idéia foi deixar o tour escuro, com focos de luz no conteúdo e elementos museográficos, além de luz pontual e pouco difusa para demarcar todo o percurso. O intuito é fazer com que o visitante se sinta em outro universo, onde não se tem a noção do mundo real, a luz, por sua vez, contribuiu em muito para a obtenção desse resultado.

Passarelas e torres

Antes da execução do projeto para melhorias do percurso, havia sérios problemas de fluxo: as pessoas que trabalhavam na fábrica e os visitantes ocupavam o mesmo espaço,  o que gerava desconforto. A solução encontrada foi criar torres e passarelas metálicas com fechamento em vidro laminado para deixar o fluxo dos visitantes o mais agradável possível. Estes elementos,  destacados na cor vermelha, deram uma nova cara ao edifício da fábrica, inaugurado em 1971. A cor vermelha foi utilizada para demarcar essa estrutura nova, diferenciando-a da que já existia.

Essa intervenção também demarcou a identidade visual da fachada da fábrica.

Núcleos

O tour Chocolover é dividido em núcleos ambientados com painéis interativos, sonorização e apresentação de filmes curtos que remontam a história dos principais chocolates da Nestlé, com destaque para as marcas Alpino, Nestlé Classic e Suflair. Os núcleos são onde acontecem coisas significativas dentro das fábricas, mostra-se os materiais utilizados na fabricação do chocolate. A trilha sonora, as cores, as janelas e os elementos de museografia têm a ver com o que está acontecendo na fábrica.

Antigamente, o percurso inteiro era tratado da mesma forma, com piso, parede e cor iguais, tornando o tour monótono. Agora, cada núcleo é ambientado de uma maneira, com cores, museografia e características específicas.

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Fonte: Lume Arquitetura

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