Museu de História de Ningbo, China

 O projeto dos arquitetos: Wang Shu e Lu Wenyu

Amateur Architecture Studio



Uma obra que mescla elementos regionais com elementos contemporâneos.

Museu de História de Ningbo, cidade localizada ao leste da China.Rodeada por montanhas, a imensa planície reunia originalmente plantações de arroz, e mais de uma centena de vilarejos milenares tiveram de ser demolidos para dar lugar ao bairro.

Segundo Wang Shu, o maior desafio foi desenhar um volume inteiramente isolado, por isso foi criado um edifício que faz alusão às montanhas. De acordo com ele, a proposta segue a cultura arquitetônica da China – onde as referências a elementos da natureza devem estar sempre presentes nas construções.

Os materiais utilizados na obra são da própria cidade, muitos deles reaproveitados de casas demolidas das antigas vilas.

Além disso, boa parte do revestimento interno é de pedras da região e de placas feitas a partir do bambu, planta que predomina na vegetação de todo o leste da China.

Do interior ao exterior, o volume é feito de aço, concreto e bambu, e mais de 20 tipos de tijolos e telhas reciclados.

“Como na topografia montanhosa, há uma sobreposição de caminhos, que começam no nível do solo e seguem por um labirinto de amplos corredores e saguões. Para nós, esse layout é particularmente flexível porque consegue acomodar exposições em constante transformação”, explica o arquiteto.

No volume voltado para o norte, cursos d’água complementam a distribuição dos ambientes. Eles repousam sobre jardins forrados de junco, partindo de uma pequena barragem localizada no centro do edifício e terminando em um generoso pátio de paralelepípedos. Nessa área, as fachadas são marcadas por fendas, de onde os visitantes podem avistar a cidade, os campo de arroz que ainda restam e as montanhas a distância.

fonte: arcoweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: