Projeto de :Yasuhiro Yamashita
Localização: Tókio/Japão
Como se sabe, o Japão não tem muita área territorial, isso faz com que Arquitetos, seres pensantes e criativos ao extremo, resolvam essa situação com projetos inovadores e totalmente diferentes.
Um exemplo é a Casa Diamante em Tóquio, que tem apenas 44 m². A estrutura tem quatro andares setorizados, abriga até três pessoas e cada andar pode ser tido como um ambiente com uma função específica. A luz que incide no ambiente traz efeitos cênicos diferentes e interessantes.
Além de tudo, a residência tem uma garagem e comporta um veículo de tamanho médio.Uma estrutura vertical sustenta um volume anguloso que lembra uma rocha lapidada, e a garagem é aberta para a rua.
Enquanto as pessoas circulam dentro do espaço, ou conforme a luz entra a partir de diferentes ângulos, a expressão volumétrica muda completamente, criando um espaço dinâmico.
Com closet e lavabo, o hall de acesso conecta-se à escada que distribui a circulação para o subsolo, configurado como dormitório, e para o primeiro pavimento, onde está a sala integrada à cozinha.
No último piso, além do banheiro, uma área multiuso pode ser utilizada como quarto, escritório e espaço de convivência.
APESAR DOS POUCOS DETALHES DOS AMBIENTES E FUNCIONALIDADE, VISUALMENTE É SHOW