Espaço cultural do Choro – Brasília

° Espaço cultural do Choro

– Da História

Das rodas de choro costumavam tomar parte músicos/funcionários públicos que tinham vindo da antiga capital. Foram essas exibições e o bandolim de Jacob que fizeram germinar a semente do clube, que ganharia uma sede em 1977 – Elmo Serejo Faria, então governador do Distrito Federal, cedeu aos chorões um espaço para se instalarem: os vestiários do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Logo após, o centro foi abandonado, virando então moradia para mendigos. No início da década de 90 o governo quis retomar o espaço mas Reco do Bandolim, nascido na Bahia e musicalmente formado ouvindo rock, assumiu a presidência e a tarefa de revigorar a entidade.

Espaço Cultural do Choro é um projeto de Niemeyer concluído em maio de 2011 na cidade de Brasília. Em janeiro(2011), o Ministério da Cultura assinou convênio com a instituição e iria repassar a ela recursos para a compra de mobiliário, equipamentos audiovisuais e instrumentos musicais para a escola.

 – Da edificação

O conjunto didático-cultural é composto por um auditório (uma espécie de teatro-bar, na definição do presidente do clube) de 400 lugares e o espaço destinado às atividades de ensino, frequentadas atualmente por cerca de 800 alunos – Reco acredita que esse número pode aumentar com a nova sede e também em função de uma parceria acertada com a Universidade de Brasília.

A edificação é formada por um único volume de planta semicircular. Andrade explica que a construção é composta por três setores bem definidos: salas de aulas, sala de concertos/ teatro-bar e pátio de convivência. Salas de aulas, oficina e salas de estudos individuais distribuem-se na ala mais próxima da periferia, enquanto o espaço para apresentações fica mais ao centro, conectado ao pátio.

   – Do arquiteto

Formado engenheiro-arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1934, Oscar Niemeyer continua em atividade, aos 103 anos de idade. Uma de suas obras mais recentes é a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

Fonte: Arcoweb.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: