Repetição de Gravidade

GRAVIDADE

A repetição de gravidade é um conceito ainda mais abstrato. Elementos pesados e leves numa composição podem se repetir e, dessa forma, nos trazer sensações diversas.

A continuidade se inclui no tipo da repetição de gravidade.

A continuidade ou continuação segundo João Gomes Filho, baseando-se nas leis de Gestalt, define-se como a impressão visual de como as partes se sucedem por meio da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras ou interrupções (descontinuidades), na sua trajetória ou na sua fluidez visual.

Significa também a tendência dos elementos de acompanharem uns aos outros, de maneira tal que permitam a continuidade de um movimento para uma direção já estabelecida, por meio

de unidades formais como pontos, linhas, planos, volumes, cores, texturas, brilhos, degradês e outros.

A continuidade com fluidez visual concorre, quase sempre, no sentido de se alcançar a melhor forma possível do objeto, a forma mais estável estruturalmente, em termos receptivos. Nesse caso, a Gestalt a qualifica utilizando o adjetivo de boa continuidade.

Repetição ou continuidade é fundamental para obtenção de equilíbrio. É através das repetições que alteramos os espaços, de maneira a criar conforto e intencionalidade também na dimensão tempo, refletindo os ciclos do olhar e da percepção. Repetições e continuidades são as bases dos ciclos, sejam eles naturais ou artificiais. Um modo de expressarmos a beleza da harmonia que se baseia na complementação continuada.

Texto original de Valmir Perez – Lighting designer, responsável pelo Laboratório de Iluminação da Unicamp. Contato – valmirperez@gmail.com

Revista – Matéria retirada da revista Lume Arquitetura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: