As mais belas Estações de Metrô

As estações de metrô são uma característica das grandes cidades. O metrô é um meio de transporte viável e que garante acesso de uma ponta à outra da maioria das metrópoles.

Aqui vão algumas das estações consideradas mais deslumbrantes e interessantes do mundo:

Estocolmo, Suécia

Nessa estação é visível as pedras que separam o solo do subterrâneo. Para dar mais destaque a essa arquitetura brutalista, foi trabalhado um jogo de luzes no ambiente.


Os materiais usados nessas estações são todos de ponta para ter um resultado final fantástico.

Moscou, Rússia

É a segunda estação mais movimentada do mundo, com 7 milhões de passageiros por dia.

O estilo dominante nas estações é o clássico. Na época em que as estações foram construídas, o sistema político tinha a intenção de passar uma boa impressão dos serviços coletivos, como os de transporte. Sendo assim, as estações foram minuciosamente trabalhadas e super decoradas com abóbadas e ornamentos do piso ao teto.

Frankfurt, Alemanha

Todos os dias, metade da população de Frankfurt locomove-se exclusivamente de metrô. Com 670 mil habitantes, a cidade conta com 86 estações que atendem a praticamente todos os seus bairros.

Cada parada se propõe a fazer uma espécie de provocação à mesmice do cotidiano, porém, há uma que se destaca: ela tem uma entrada que se assemelha a um vagão de metrô rompendo a superfície da terra.

Kaohsiung, Taiwan

O metrô da cidade taiwanesa é marcado por imensos painéis de vidro e um projeto de lighting design customizado para cada estação que lhes dão um visual ora cinematográfico, ora minimalista.

Obras de arte decoram todas as paradas, sejam telas e mosaicos nas paredes ou até esculturas.

Paris, França

Existe há 112 anos, já foi restaurada para conservar o patrimônio histórico do local. É uma das estações mais conhecidas e considerada uma das mais lindas do mundo.

As mais antigas seguem o estilo de art nouveau. Há também as estações que refletem o modernismo e a art decó.

Almaty, Cazaquistão

Além de ser a mais jovem do planeta – foi inaugurada em 1º de dezembro de 2011, a rede de metrô da maior cidade do Cazaquistão é também uma das mais bonitas.

Foram 23 anos de obras, e poucas estações já estão em funcionamento, mas elas representam diferentes estilos, do clássico ao moderno, sempre com o uso de padrões que transmitem elegância, como o vidro e o metal.

Nova York, EUA

Se as estações de metrô nova-iorquinas não são exatamente um sinônimo de beleza e limpeza, há uma estação – a City Hall Subway Station – que é não apenas bela, mas cheia de história. Ela é a única que preserva o estilo que a rede tinha quando foi inaugurada, na virada do século 19 para o 20. A má notícia é que o local está fechado e inoperante desde 1945 e não é aberto à visitação.

Fonte: Casavogue


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: