Grand Canal Theatre, Irlanda.

°Grand Canal Theatre se localiza em Dublin capital da Irlanda°

Elaborado por Daniel Libeskind, o teatro foi inaugurado em 2010. A fachada é inteira de vidro, inclinados do chão ao teto, totalizam quatro painéis imensos que lembram uma cortina de pano.

O teatro foi uma aposta do governo para melhorar sua economia que estava

quebrada desde 2008, sendo assim, abriu um concurso para que fosse elaborado um teatro para que o mesmo fosse construído na zona portuária da capital e o Grand Canal Theatre foi o vencedor.

A proposta que Libeskind queria alcançar era um volume dinâmico e que lembrasse uma escultura. O intuito era fazer com que o edifício ‘dialogasse’ com o ambiente em que seria inserido e que o local passasse então a ser considerado um centro cultural da Irlanda. O edifício tem 13 mil metros quadrados com sete pavimentos e seu custo foi de US$ 100 milhões.

O conceito principal foi a ideia dos palcos, há vários deles distribuídos pelo edifício. Há o palco principal, que é o do teatro, o palco da praça, os da entrada e isso faz com que a monotonia que há no entorno seja quebrada. Esse teatro traz um visual diferente tanto para quem o observa da praça Grand Canal Square, quanto para quem passa de barco pelo canal que cruza a cidade.

A fachada do teatro tem inspiração cênica, ela tem dobras iguais à de um tecido, esse resultado só é possível pois os vidros que foram utilizados tem alto desempenho permeados por colunas pré-fabricadas de aço revestidas de pó de poliéster. Toda o exterior é é revestido com painéis de aço inoxidável e vidros de alta performance.

A estrutura é de concreto armado, o que pode-se identificar na parte onde se localiza a platéia, que é dividida em duas áreas, sendo elas inferior e superior e que comporta até 2,1 mil pessoas.

Tanto o desenho quanto o acabamento do teatro foi elaborado para descrever o passado de Dublin, onde o forte era a construção de navios, sendo assim, existem estruturas fixas que escondem guindastes e outros equipamentos de apoio – como iluminação, cenário e acústica – e dão a idéia de velas suspensas de um barco. Os reforços laterais, lembram a madeira do casco de um navio.

Esse teatro faz parte de um complexo ainda maior, onde comporta mais dois edifícios de escritórios.

Com 45,5 mil metros quadrados, eles tem fachadas gêmeas, átrios envidraçados, telhados verdes e serão revestidos com pele dupla de vidro e aço leve,

além de placas cerâmica com padrões geométricos. Seu acesso será feito tanto pela Grand Canal Square quanto por avenidas do entorno.

Croqui

Maquete

Extras:

Interior do teatro (Hall)

Memorial com os principais nomes do teatro Irlandês.

A fachada do edifício assemelha-se à cortina de um palco teatral.

Fonte : arcoweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: