Rio de Janeiro recebe título por sua paisagem deslumbrante!

Rio de Janeiro recebe título de patrimônio mundial da Unesco na categoria paisagem cultural.

 

*Pão de Açúcar e Corcovado são alguns dos locais da cidade que serão preservados.

 

O Rio de Janeiro é a primeira cidade considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural. O título, anunciado no último domingo (1), foi aprovado durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em São Petersburgo, na Rússia.

 

Os locais da cidade que foram valorizados com o título receberão ações integradas que tem o objetivo de preservar sua paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. Além disso, também estão inclusos o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana, o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

A Unesco adotou o conceito de paisagem cultural em 1992, que foi incorporado como uma tipologia para reconhecer bens culturais. A Convenção de 1972 instituiu a Lista do Patrimônio Mundial, que até então só reconhecia como patrimônio cultural as áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

 

 

“Um título mundial, pelo seu valor simbólico, deve contribuir para um pacto permanente em torno de valores duradouros e sustentáveis, selando um compromisso comum em favor dessa que é a cidade mais amada pelos brasileiros”, disse Lucien Muñoz, eepresentante da Unesco no Brasil.

 

Fonte: piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: