° Quais são os passos iniciais para começar a pensar sobre projetar algo como um Hospital ?
Bom, vamos lá…
– Para um bom projeto hospitalar:
* Pensar em todas as atividades que serão desenvolvidas em seu funcionamento.
*Estruturar todo o fluxo do edifício para que não ocorra conflitos.
*O projeto hospitalar deve ser pensado como uma grande cidade, onde existem as vias principais, secundárias e seus lotes e quadras específicas.
*O projeto deve estar de acordo com a norma vigente, que determina as dimensões mínimas e todos os critérios de cada unidade.
*Como a medicina avança continuamente com a tecnologia, os tratamentos são alterados, surgindo novas correntes e conceitos, por isso devemos estar sempre atualizados com essas tecnologias para não gerar um projeto ultrapassado.
*O projeto deve sempre permitir mudanças rápidas e adaptações frequentes nesse tipo de estabelecimento, para que o hospital possa sempre se manter atual. Estamos falando de versatilidade.
*É necessário saber todas as atividades que serão desenvolvidas no hospital/clínica, para adequá-lo conforme essas necessidades.
*Estar sempre atualizado em relação às novas tecnologias, aos novos materiais,etc.
– Plano diretor hospitalar
Esse plano é o de crescimento e previsão do hospital ao longo dos anos – baseado na previsão de atendimentos, no perfil da população local, no perfil das unidades. Analisar os fatores diretos e indiretos. Esse plano, em geral, determina de forma orientada a expansão dos hospitais.
– O que levar em consideração no dimensionamento de um projeto de um hospital
Antes de começar a projetar, devemos em primeiro lugar, estudar o local que será inserido o edifício hospitalar. Visitar o local e ver a situação in loco.
Para começar, procure entender melhor o sistema SUS, no caso de ser um hospital público. O porte está definido de acordo com o nível de atendimento e quantidade de leitos
Quando o projeto é de reforma, faz-se necessário um diagnóstico dos problemas que a unidade enfrenta para solucionar com o novo projeto.
– Pontos que um projeto arquitetônico deve influenciar na obra
– Criação de uma boa estrutura física para que haja conforto nos ambientes projetados.
-Estar de acordo com as normas vigentes.
-Escolha adequada de materiais.
-Humanização do espaço.
Alguns hospitais exemplos:
Hospital Israelita Albert Einstein -SP
Hospital Israelita Albert Einstein -SP
Rede Sarah de Hospitais – Fortaleza CE *projetados pelo Arquiteto Lelé.
Clínica da família – Rio de Janeiro
Auditório do Hospital Sarah – RJ
Fonte:marjorieblog