Palácio Rio Negro

Cidade: Petrópolis

Estado: Rio de Janeirorn2

 

Em 1889 Manoel Gomes de Carvalho comprou o terreno onde seria erguido seu palácio de verão. Em 1896 a residência foi vendida para ser a moradia oficial do governante. Em 1903 a residência passou a ser a moradia oficial de verão dos presidentes da república onde passaram Rodrigues Alves até Costa e Silva.

No governo de Hermes da Fonseca a residência passou por um dos seus momentos mais brilhantes que foi a realização do casamento do Marechal Hermes com Nair de Teffé.

O seu mais assíduo freqüentador foi o Presidente Getúlio Vargas,  que nos 18 anos que esteve à frente do País, não deixou de passar um só verão em Petrópolis.

O palácio foi usado mais freqüentemente quando a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Desde a transferência da sede do governo para a recém-fundada cidade capital de Brasília, em 1960, o uso do Palácio Rio Negro diminuiu drasticamente. O palácio não foi usado, nas décadas de 1970 e 1980, o presidente Fernando Henrique Cardoso retomou o uso do palácio para férias breves na década de 1990. Hoje, Palácio Rio Negro é raramente usado.

rn5

O mais recente hóspede foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: