Aquela famosa casa, de Gaudí.

casa_calvet_02

Todos a conhecem…ou quase todos. Mas nem todos sabem sua história! Vamos viajar um pouco no túnel do tempo e conhecer um pouco mais sobre essa bela arquitetura?

Essa residência situa-se em Barcelona, Espanha. Nos chama atenção por seus traços diferenciados do convencional. A residência contém cinco pavimentos, sendo o primeiro com ocupação comercial e os superiores residência. Foi elaborada para um fabricante Textil, filho de Pedro Calvet, daí o nome da residência como ‘ casa Calvet’.

facdet

Quanto ao material da casa, a fachada é de pedra de cantaria, suas varandas são de ferro forjado. Usa-se alusão à religião na decoração da fachada como São Gens de Vilassar e o busto de São Pedro Mártir.

Cada forma tem um significado, cada detalhe quer expressar um símbolo, como por exemplo os ramos de oliveira que se encontra na fachada que é o símbolo da paz.

casa-calvet

Neste projeto Gaudí utilizou certo estilo barroco, visível no uso de colunas salomônicas, a decoração com temas florais e o projeto de açoteia com cascada e cachepôs de ar rococó.

Gaudí desenhou igualmente o mobiliário da casa, realizado com formas naturalistas muito do gosto de Gaudí. Os móveis da sala principal encontram-se hoje na Casa-Museu Gaudí, no Parque Güell.

casa-calvet (1)

Em 1900 a Casa Calvet recebeu o prêmio anual para o melhor edifício concedido pelo Município de Barcelona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: