Salvador, Bahia

Pelourinho SSA

Centro Histórico de Slavador, Bahia.

Patrimônio Cultural.

Salvador foi estabelecida como a primeira capital das terras portuguesas do novo mundo. Para a construção da cidade foi escolhida uma área estratégica: Lugar com águas tranquilas e com a existência de um amplo platô de 65m acima do nível do mar. A cidade foi construída em dois níveis – Uma ‘cidade alta’, destinada às zonas residenciais e administrativas, e a ‘cidade baixa’, voltada para as atividades portuárias, conforme tradição urbanística portuguesa.

slavador1

Nas residências de Salvador, não havia separação de espaços – Rico/Pobre – A separação se dava no interior do imóvel.

Residências e variados comércios eram misturados, sendo assim, observou-se a necessidade de uma organização dos tipos de comércio que foram então estabelecidos por rua, ou seja, a rua X atenderá às tabacarias, a rua Y atenderá aos serviços de Alfaiates, e assim por diante.

Centro-histórico-de-Salvador

No século XVIII, a cidade de Salvador não contava com sistema de água e esgoto, tornando o lugar insalubre. Começou-se, desde então a haver uma preocupação em relação à salubridade dos ambientes, fazendo com que fossem adotados novos métodos para que esse problema fosse solucionado. Nessa época houve uma separação entre classe rica e  classe pobre, destinando-se então eixo norte para os empobrecidos e eixo sul para os mais abastados. O centro histórico de Salvador tem uma característica heterogenea, devido ao fato de que ao passar dos séculos, os usos e costumes da região iam se alterando, refletindo-se então na arquitetura. Isso ocorreu por longos cinco séculos. Hoje vemos os resultados estampados nas mais diversas arquiteturas encontradas no local.

mapa-centro-historico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: