Conceito x Partido, e agora?

Aquela dificuldade enorme de entender a diferença entre conceito e partido, não é ? Mas hoje vou esclarecer para os estudantes de Arquitetura o que são Conceito e Partido arquitetônico. Vamos lá:

Conceito é basicamente a ideia que você tem para seu projeto, por exemplo: Eu estou projetando uma galeria para o Largo da Batata em São Paulo, sabendo que a região do largo sempre foi um espaço popular e de encontro (mas que hoje está perdendo essas características com o enobrecimento da área) eu quero com o meu projeto resgatar esse potencial da área, ou seja, meu conceito é resgatar a identidade do lugar. ( essa é a minha ideia, certo?)

Já o Partido é como farei para alcançar minha ideia de resgatar a identidade do lugar. Bom, conhecendo o espaço, decidi usar vidros para o interior interagir com o exterior e deixar boa parte do térreo livre com usos interessantes fazendo com que as pessoas tenham vontade de permanecer no local e promova assim encontros e vida ao lugar, sendo assim, o espaço da minha galeria estará resgatando a identidade do Largo da Batata, ou seja, um lugar de encontro. Entenderam?

Resumão:

Conceito: Ideia do projeto, intenção.

Partido: Técnicas que serão utilizadas para executar sua ideia.

Exemplo simples: Meu conceito é clareza e leveza. Então meu partido será o uso de vidros.

Espero ter ajudado!

Beijos,

Débora Bonetto.

7 comentários em “Conceito x Partido, e agora?

Adicione o seu

Deixe um comentário

WordPress.com.

Acima ↑

