Como projetar? Por onde começar?

arq

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, muitos se perguntam ‘Nossa, tenho que desenvolver um projeto, e agora?’. Vou dar algumas dicas da minha própria experiência e espero que ajude vocês. 😉

Vamos adotar uma situação: Tenho que desenvolver um projeto de urbanismo para uma cidade perigosa, com várias ruas tortuosas, não há espaço para lazer e muitas casas são irregulares.

Ok, temos um problema, e agora, o que fazer? Vamos seguir um check-list:

1 – Defina um conceito para seu projeto.

Como a cidade é desorganizada, você observou que as pessoas falam mal dela. Sendo assim, você julgou necessário que a cidade tivesse uma nova identidade. Seu conceito então é IDENTIDADE.

Com seu conceito definido, nós partimos pra próxima etapa.

2 – Procure referências.

Isso mesmo! Pesquise o máximo que você puder sobre temas que abordem cidades que precisam de reestruturação urbana. Liste os estudos de caso e retire deles tudo o que você acha interessante usar no seu projeto. Por exemplo, eu sei que a cidade de Medellín era perigosa e com a reestruturação urbana se tornou um exemplo a nível mundial. Se o projeto é bom, use-o como parâmetro.

3 – Partido do projeto.

Ok, você já tem as cartas na manga, agora o que você precisa é definir de onde vai partir seu projeto.

Eu sei que estou trabalhando com uma cidade perigosa e desorganizada, o que devo fazer para mudar essa situação? (levando em conta que quero mudar a identidade da cidade). Há vários caminhos que levam à mesma solução. Eu quero partir da idéia de que o lugar precisa atender aos eixos da vida humana: saúde, educação, esportes, lazer, cultura. E como fazer isso? Vou implantar usos que atendam a essas necessidades, como por exemplo quadras de futebol, escolas, parques, bibliotecas.

4 – Desenvolvimento.

Agora é a hora de você arregaçar as mangas e começar a jogar no papel tudo o que pensou e listou anteriormente, pense nos acessos, no fluxo de veículos e pessoas, nos melhores lugares para ser implantado um edifício de determinado uso, e vá colocando tudo no papel. Com isso você vai gerar o seu projeto preliminar.

Após incansáveis correções e idéias de outras pessoas comece a se preparar para o projeto final.

5 – Projeto final.

Essa etapa é muito importante, revise seu projeto, tire as imperfeições, imagine-se utilizando o local que você projetou, faça percursos mentais. Tudo para ver se não há erros projetuais antes de dizer ‘pronto, acabei’. Lance seu projeto revisado e atualizado e melhorado e etc (rsrs) no papel e de uma checada final se nada ficou no meio do caminho.

6 – Análise crítica.

Após o projeto finalizado é importante que você o observe e estude para ver se você conseguiu alcançar seus objetivos iniciais. O projeto só ira funcionar da maneira certa se você se certificar de que o propósito inicial foi cumprido. Se sim, parabéns! Você conseguiu! Se você acha que ainda falta alguma coisa, não desista, vá em frente, que o ‘insight’ sempre vem na hora menos esperada, eu sou prova disso por que sempre acontece comigo! Rsrs

Boa sorte, espero ter ajudado e agora bora colocar a mão na massa!

Débora Bonetto

Anúncios

2 comentários em “Como projetar? Por onde começar?

Adicione o seu

  1. Olá boa tarde. Olha gostei muito de suas dicas a respeito de como começar a desenvolver um projeto residencial, muito obrigado pelas excelentes dicas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: