Um pouco mais sobre o Edifício moderno MES – RJ

03d1112-1319Olá pessoal! Hoje estou aqui para falar sobre o Edifício moderno do ministério da Saúde e Educação desde os primórdios até os dias atuais. Como ele foi instalado no Rio de Janeiro também falarei sobre a cidade do Rio. Boa leitura 😉

Baseado no livro de Roberto Sagre, arquiteto que atuou ativamente na área de pesquisas e lecionou na UFRJ. Do livro ‘ Ministério da Educação e Saúde’

capanema21. Rio de Janeiro: Significações e Representações.

Após Portugal vencer a França pela posse de terras Sul-Americanas, começou-se o processo de urbanização em terras sinuosas e adensadas pela Mata Atlântica, características do Rio de Janeiro.

Sua principal característica até hoje são o Pão de Açúcar e o Corcovado que marcam sua paisagem. A ‘cidade maravilhosa’ como descreve Jane Catulle Mendes de 1912, foi identificada mundialmente por esses dois ícones naturais. Fora seu significado simbólico com o carnaval e o romantismo atribuído a pobreza – favelas – que existem no local. A arquitetura e o urbanismo dificilmente competiriam com essas forças expressivas do Rio de Janeiro.

No início do século XX, o traçado da avenida central demoliu mais de 500 edifícios coloniais, mais adiante houve a demolição dos principais monumentos da colonização. Nos anos 40 foi criada uma nova avenida que varreu mais 500 monumentos históricos.

Com a necessidade de mudança no ato de ‘viver’ da sociedade, surge o movimento moderno propondo edifícios funcionais e com traçado retilíneo, diferente dos apresentados até então. No Brasil, a difusão do movimento foi tímida  devido ao fato da cultura pré existente no país que era enrijecida e então foi necessário criar vertentes da arquitetura moderna mescladas com a arquitetura colonial para que houvesse aceitação da sociedade que estava empedrada numa visão colonialista e rústica.

Um edifício que representa o movimento moderno no Brasil é o Edifício MES (Ministério da Educação e Saúde) do Rio de Janeiro, obra de arquitetos acessorados por Lúcio Costa e Le Corbusier. O edifício foi eleito ícone da Arquitetura Moderna Carioca.

Gustavo_Capanema_Palace,_Rio_de_Janeiro,_Brazil_(main_entrance,_2004)O edifício, analisado por grupos diversos de arquitetos, é reconhecido como obra moderna, mas na maior parte, partem do pressuposto de que se enquadra pelo fato de seguir parte dos cinco pontos da arquitetura moderna ditados por Le Corbusier, mas tenho que dizer que não são somente esses pontos que o definem como parte de um movimento que além de alterar o estilo de moradia e vivência de uma sociedade, também interfere na cultura, no lazer, na política. Sendo assim, o edifício faz parte de uma mudança geral na história que ocorria na época.

No movimento modernista, Brasília foi constituída como capital do país, o setor administrativo do Brasil. Foi elaborada nos moldes modernistas chamando atenção para si de forma marcante. O maior exemplo da arquitetura moderna no Brasil se encontra em Brasília, que foi toda projetada no estilo que nascia com novos ideais e perspectivas: o Modernismo. Esse período marcou a mudança de um país agrário para um país industrializado.

Bom pessoal, por hoje é só, continuo a matéria no próximo post!(Assim que eu for lendo o livro)  Beijos 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: