Viga baldrame, o que é?

O que são Vigas Baldrames?

Forma-Viga-Baldrame

Você sabe o que são Vigas Baldrames? Baldrames são as vigas que ficam normalmente um pouco abaixo do nível do solo. Nos baldrames, amarram entre si o topo das estacas ou brocas com as armações de ancoragem e as bases dos pilares.

A viga baldrame pode ser considerada a própria fundação. No caso de terrenos firmes e cargas pequenas, pode-se utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma escavação com pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as paredes de uma construção, transferindo-a as brocas e estacas e ao solo.

As vigas baldrame, são utilizadas em fundações que requerem pouca profundidade. Recomenda-se que as cargas a serem suportadas pelas vigas sejam pequenas, toda viga baldrame deve ser devidamente dimensionada para a devida carga que será suportada. Seu uso traz economia à obra e auxilia a distribuição do peso de lajes e paredes para ao solo. Caso necessite de uma fundação mais profunda, use a viga baldrame com blocos de fundação. Em dias de chuva, o indicado é suspender a obra, pois é impossível fazer um bom trabalho de fundação com o terreno molhado.

Detalhes das Vigas Baldrames

As Vigas Baldrames são vigas de formato retangular, moldadas no local (in loco), dependendo do caso pode ser pré-moldadas, com a função de receber cargas das paredes e transferi-las aos blocos de fundação ou as brocas ou ao solo. O uso das vigas baldrame também proporciona travamento entre os blocos de fundação, distribuindo os esforços laterais e restringindo parcialmente o giro em sua direção.

Faça sempre a viga de no mínimo a espessura das paredes, se a parede for, por exemplo, de um tijolo, faça a viga de largura de um tijolo e meio. Se o terreno não for firme faça um alicerce ainda mais largo e aprofunde a vala de seu alicerce a mais de 40 cm de profundidade, até alcançar um terreno firme e que não contenha raízes de plantas.

Fazendo o dimensionamento correto das vigas baldrames e bem executado com profissionais qualificados, evita problemas futuros, o surgimento recalques e de trincas nas paredes.

Para regularizar o nível da vigas baldrames em função da declividade do terreno deve ser executado uma alvenaria de embasamento e em seguida a impermeabilização da fundação.

 

Não faça qualquer serviço de construção sem consultar o Engenheiro Responsável pela Obra.

 

Fonte:http://engcarlos.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: